LIDEL lança “Manual sobre a gripe” com vista a uma maior consciência sobre a importância da vacinação
19/11/2018 14:57:18
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
LIDEL lança “Manual sobre a gripe” com vista a uma maior consciência sobre a importância da vacinação

“Manual sobre a gripe”, da autoria e coordenação da Prof.ª Doutora Helena Rebelo-de-Andrade e do Dr. Filipe Froes, é o novo livro da editora LIDEL, que surge numa altura em que há mais apelos para a vacinação, sendo, por isso, necessário alertar para a importância e gravidade da doença aguda viral. A obra convida os leitores para uma viagem pelos aspetos históricos mais importantes sobre o vírus da gripe e o seu diagnóstico, o seu tratamento e a sua prevenção.

 

Estar “engripado” serve muitas vezes de desculpa para faltar a um compromisso, ao trabalho ou à escola, funcionando como um pretexto quase universal, mas a verdade é que existe muito desconhecimento sobre esta doença e o seu agente viral. Há indícios de que a gripe terá existido desde a Antiguidade Grega (século V a.C.), mas devido ao seu comportamento algo irregular não tem um lugar muito preponderante na história da Humanidade.

Desta forma, o principal objetivo destes especialistas passa pela tentativa de ajudar a tornar os cidadãos mais conscientes da importância da vacinação, prevenindo a propagação do vírus.

“Os autores deste Manual que, indiscutivelmente, detêm vasta experiência nas múltiplas áreas que envolvem a gripe são, por si só, garantia da inegável qualidade deste volume. O estudo da gripe, com o encanto que sempre induz, é retratado ao longo dos capítulos com essa mesma sedução, sublinhe-se”, pode ler-se no prefácio pelo Dr. Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e antigo diretor-geral da Saúde.

Dirigido aos profissionais de saúde e estudantes da área, este manual conta com a participação de 11 especialistas, dedicados tanto à prática clínica como ao ensino universitário, para além dos coordenadores.

Como principais conteúdos estão “Aspetos históricos sobre a gripe”, “Vírus Influenza”, “Diagnóstico clínico da gripe”, “Resposta imunológica à infeção gripal”, “Tratamento e profilaxia da gripe”, “Vacinação contra a gripe”, “A gripe na criança”, “Diagnóstico laboratorial da gripe”, Epidemiologia e vigilância epidemiológica da síndrome gripal”, “Transmissão zoonótica do vírus Influenza e impacto em Saúde Pública” e “Preparação em emergência na gripe sazonal e pandémica”.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019