Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde da Guarda cria Centro de Ligação para Fraturas
Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde da Guarda cria Centro de Ligação para Fraturas

O Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, em colaboração com o Serviço de Ortopedia, criou o Centro de Ligação para Fraturas. Como principal objetivo, a iniciativa visa colmatar o diagnóstico e o tratamento precários em Osteoporose, com especial destaque para a prevenção secundária na área, ou seja, a prevenção após a primeira fratura.

 

Profissionais de Reumatologia, de Ortopedia e das equipas de Enfermagem e Reabilitação do Serviço de Ortopedia e da Consulta Externa estão envolvidos no programa. Este novo Centro de Ligação para Fraturas contempla ainda a integração no projeto “Habilitar” da ULS Guarda, que consiste em visitas domiciliárias de reabilitação. Desta forma, é possível à equipa de Enfermagem a verificação in loco das condições físicas e das barreiras existentes, bem como das adaptações necessárias após intervenção cirúrgica.

A abordagem multidisciplinar é considerada altamente diferenciadora, pretendendo-se melhorar os cuidados de saúde prestados, reduzir os custos associados aos cuidados de saúde e consequentemente potenciar a qualidade de vida dos doentes.

Esta medida surge em seguimento do anúncio feito pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia, no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, a 20 de outubro, relativamente à abertura de Centros de Ligação para Fraturas em 15 centros de Reumatologia de norte a sul do país. A medida procura facilitar o diagnóstico, a referenciação e a terapêutica da doença reumática, que afeta mais de 10% da população adulta portuguesa.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019