Liga Portuguesa Contra a SIDA assinala 28.º aniversário com ação de sensibilização em Lisboa
23/10/2018 16:28:10
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Liga Portuguesa Contra a SIDA assinala 28.º aniversário com ação de sensibilização em Lisboa

No âmbito do seu 28.º aniversário, celebrado amanhã, dia 24 de outubro, a Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) está a organizar uma ação de sensibilização na noite de hoje, 23 de outubro, no Largo Camões, Baixa-Chiado, em Lisboa. A iniciativa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia, vai distribuir pelo Bairro Alto materiais preventivos e informativos, como forma de alerta para a importância do uso do preservativo na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Os voluntários vão distribuir, entre outros, preservativos masculinos e femininos, sensibilizando ao mesmo tempo para o facto de esta ser uma das formas mais eficazes de prevenção de IST, entre as quais o VIH e a SIDA, as hepatites víricas e o HPV.

Quem também se associa a esta ação é a Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto”, estando a partir da 21h30 no Largo Camões. A equipa presente vai chamar a atenção da população que por lá passar para o diagnóstico precoce, através do rastreio às IST.

“As infeções sexualmente transmissíveis, como VIH, hepatites víricas e HPV, ocorrem maioritariamente após relações sexuais desprotegidas. Estudos indicam que há ainda muito trabalho a fazer junto dos mais jovens, e também dos menos jovens, de forma a que cada vez mais pessoas realizem os rastreios às IST e a que seja fomentado o uso do preservativo como um método seguros para prevenir, não só as gravidezes indesejadas, mas também estas infeções”, refere a Dr.ª Maria Eugénia Saraiva, presidente da direção da LPCS.

“E é por isso que a LPCS tem desenvolvido ao longo destes 28 anos campanhas de informação e sensibilização, alertando para o diagnóstico precoce e o uso do preservativo, quer seja o masculino, ou quer seja o feminino, de forma consistente”, acrescenta, salientando a importância dos voluntários em ações de sensibilização como esta, ao longo de todos os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019