Lançado o novo livro da LIDEL que orienta a escrita de trabalhos científicos "da folha em branco ao texto final”
23/10/2018 15:15:14
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Lançado o novo livro da LIDEL que orienta a escrita de trabalhos científicos "da folha em branco ao texto final”

A editora LIDEL lançou o seu mais recente livro no último dia 20 de outubro, sábado, pelas 17h30, na Bertrand do Centro Comercial Alma Shopping, em Coimbra. “Escrita Científica – Da Folha em Branco ao Texto Final”, da autoria do Prof. Doutor Luís Adriano Oliveira, contou com a apresentação do Prof. Doutor Carlos Manuel Robalo Cordeiro, autor do prefácio. Este é um manual de boas práticas que visa responder às necessidades de organização e eficaz produção de conteúdo científico.

 

“Esta obra (…) oferece-nos, de forma expressiva, o rigor, a elegância e a irreverência, caraterísticas fundamentais na construção da melhor e mais atual produção científica”, escreve o Prof. Doutor Carlos Manuel Robalo Cordeiro no prefácio da obra.

O autor teve por base a premissa de que a forma como o conteúdo é veiculado constitui uma parte fundamental da garantia de sucesso de qualquer trabalho científico, por forma a existir uma partilha de experiência profissionais, na área da escrita e na área científica. Desta forma, e através de uma linguagem simples, mas rigorosa, são explicadas e ilustradas as etapas de elaboração de um texto científico.

“Escrita Científica – Da Folha em Branco ao Texto Final” foi escrito a pensar nos estudantes de mestrado e doutoramento, autores de artigos científicos e profissionais das mais variadas áreas, em particular de empresas industriais que procuram diferenciar-se de forma inovadora através da escrita”, acrescenta o docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Como principais temas, o livro aborda “A via científica na construção do conhecimento”, “Comunicação do conhecimento científico”, “Estratégia de escrita científica”, “Estrutura típica de textos científicos”, “Primeiros passos da redação”, “Elaborando sobre o primeiro esboço. Do conteúdo à forma”, “Escrever e citar com ética. O papel do erro na escrita científica” e “Trabalho de revisão, rumo ao texto final”.

Presentes no evento estiveram também o Prof. Doutor Luís Filipe Menezes, vice-reitor da Universidade de Coimbra, e o Eng.º Armando da Silva Afonso, presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019