Entre os vários objetivos, a plataforma pretende ainda melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo a adoção de comportamentos que reduzam o risco da doença e criando condições para uma melhor resposta do sistema alargado de saúde.
Este apoio à inovação da tecnológica representará, em 2018, um investimento de cerca de quatro milhões de euros, repartido na evolução dos seus produtos e em projetos disruptivos.
A Glintt Inov pretende ter impacto no setor da saúde ao nível da sua eficiência e da qualidade na prestação de cuidados médicos através da transformação digital, tendo para isso definido linhas de intervenção, tanto ao nível de valores como ao nível tecnológico. A primeira é a prevenção de doenças e redução de comportamentos de risco, seguindo-se a redução da procura desajustada e o (iii) aumento da corresponsabilização do indivíduo na gestão da sua saúde.
O aumento da eficiência dos prestadores, a redução do risco clínico, a melhoria da qualidade de vida de doentes em tratamento e a avaliação do desempenho dos prestadores são as restantes linhas orientadoras.
Num comunicado divulgado à comunicação social, o CEO da Glintt, Dr. Nuno Vasco Lopes, refere que “a inovação está no ADN da Glintt e a Glintt Inov é a materialização desta aposta da empresa”. “Este é um projeto direcionado para a transformação digital na saúde, que tem por objetivo investir em inovação útil quer para profissionais de saúde, quer para o cidadão”, explica.
O Dr. Nuno Vasco Lopes acrescenta, ainda, que “há dois desafios que o setor da saúde está a enfrentar e que têm de ser ultrapassados: um tem a ver com a sustentabilidade dos cuidados que são prestados à população e a sustentabilidade do próprio sistema, e aí a tecnologia tem um papel muito importante, porque traz eficiência e maior qualidade aos cuidados que são prestados”. “O outro desafio tem a ver com a capacidade que a saúde tem de incorporar a inovação, porque isto representa investimento, o que se torna um desafio devido à falta de meios.”
Para identificar projetos que possam vir a ser apoiados pela Glintt Inov e torná-la num fórum de partilha de conhecimento, a Glintt Inov criou o conceito Inov Circles, que deverão estimular o surgimento de iniciativas em diferentes contextos: empresariais, universitários, startups, empresas tecnológicas e outros hubs de inovação.
A Glintt Inov arranca com seis projetos, resultado do desafio lançado por clientes e por colaboradores da Glintt. A expectativa é de que, destes projetos, surjam soluções com real impacto no mercado.
Em 2019, A Glintt Inov pretende atuar de uma forma consolidada como uma plataforma de inovação, investindo nas melhores iniciativas e transformando boas ideias em projetos de sucesso.