“O Meu Coração, O Seu Coração – Faça a sua Promessa” é o desafio lançado pela FPC no Dia Mundial do Coração
28/09/2018 16:54:45
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“O Meu Coração, O Seu Coração – Faça a sua Promessa” é o desafio lançado pela FPC no Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se amanhã, 29 de setembro, numa iniciativa da World Heart Federation. Em Portugal, a localidade escolhida para servir de palco às comemorações foi Gondomar, que vai disponibilizar diversas atividades alusivas a esta temática, entre as quais rastreios e aulas de exercício físico. “O Meu Coração, O Seu Coração – Faça a sua Promessa” é o mote da campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que pretende assinalar a data com a promoção de estilos de vida saudáveis, por forma a prevenir as doenças cardiovasculares.

 

“Esta é uma campanha de estilo de vida”. Quem o afirma é o Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta, que alerta para a importância de fazer mudanças em prol de um coração mais saudável, entre elas uma alimentação mais adequada, a prática de atividade física regular e a cessação tabágica.

“Um estilo de vida saudável permite, não só viver melhor e com mais saúde e satisfação, mas também prolongar a vida em mais pelo menos 15 anos”, garante o presidente da FPC.

O desafio foi lançado, sob o mote “O Meu Coração, O Seu Coração – Faça a sua Promessa”, que apela à partilha de atitudes de mudança com os mais próximos, sendo por isso um “compromisso que as pessoas fazem perante os outros”.

“O segredo está em não fazer promessas que não se consigam cumprir”, afirma o Dr. Luís Negrão, assessor médico da FPC e responsável pela campanha do Dia Mundial do Coração.

Ao todo, são 60 os municípios portugueses envolvidos nesta iniciativa, tendo como capital Gondomar. Para além de esta escolha representar “um reconhecimento” pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na área das doenças cardiovasculares, reforça ainda mais a relação entre o concelho e a FPC.

Como explica a Dr.ª Cláudia Vieira, adjunta do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, “comprometemo-nos a manter e a estreitar toda a colaboração que temos tido com a FPC e continuar também a investir nas pessoas e no desenvolvimento de projetos para promover o bem-estar e a saúde dos munícipes”.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019