Encontro Anual da APLL reúne doentes que vivem com doenças malignas do sangue para debater e partilhar experiências
Encontro Anual da APLL reúne doentes que vivem com doenças malignas do sangue para debater e partilhar experiências

É já neste sábado, dia 29 de setembro, que decorre o Encontro Anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), no âmbito do Mês de Sensibilização para as Doenças Malignas do Sangue. O encontro, com início às 14h30 no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, pretende reunir doentes que vivem com patologias malignas do sangue, dando espaço ao debate público e à partilha de experiências.

 

Entre 2009 e 2010, verificou-se um aumento de 4% do número de novos casos registados de tumores malignos em Portugal. Atualmente, as doenças do sangue estão entre as 10 patologias oncológicas malignas mais frequentes.

Neste sentido, a iniciativa visa discutir o tema, através do convívio entre doentes, abordando a importância da melhoria da qualidade de vida, a literacia e a partilha de conhecimentos e experiências de quem vive de perto com a doença.

Durante a sessão, vai ainda ser relançado o projeto Viver+, composto por programas de Reabilitação Física e Psicoemocional dos doentes e sobreviventes de cancro oncológico, realizando-se um balanço das atividades desenvolvidas até agora e até ao final do ano.

Além disso, vai decorrer a entrega oficial do prémio da biofarmacêutica Celgene, no valor de cinco mil euros. Através desta iniciativa foi possível dar continuidade ao projeto da APLL e criar um guião para promover a literacia dos doentes oncológicos, que deverá ser lançado no fim de 2018.

 

Programa

14h30 - Receção aos participantes 

15h00 - “A APLL e a melhoria da qualidade de vida dos doentes” Prof. Dra. Isabel Barbosa | Presidente da APLL 

15h15 - “A experiência dos participantes nas atividades da APLL” Luísa Torres | Luís Filipe Pereira| Clara Ferreira | Luís Ricardo 

16h00 - Debate geral 

16h15 - Entrega do Prémio “Viver+”

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019