Curso de insuficiência cardíaca marca primeiro dia da VII Bienal de Cardiologia da Terceira
06/09/2018 17:41:26
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Curso de insuficiência cardíaca marca primeiro dia da VII Bienal de Cardiologia da Terceira

O primeiro dia da VII Bienal de Cardiologia da Terceira, que decorre até domingo nos Açores, ficou marcado pela realização do Curso de Insuficiência Cardíaca. Conforme explica o Dr. Rui Baptista, coordenador do Curso, “a realização desta formação surgiu de um convite do organizador da Bienal (Dr. Vergílio Schneider) aos formadores do curso de Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC), uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (em associação com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo)”. Veja a galeria de fotografias do evento.

Tratou-se de “um curso abrangente, mas conciso, sobre insuficiência cardíaca, dirigido a médicos de Medicina Interna, de Medicina Geral e Familiar e médicos internos”, explica o responsável pela formação. O Curso “começou por abordar que intervenções são possíveis para diminuir a incidência de insuficiência cardíaca. Em seguida, “discutiram-se os aspetos relacionados com a definição desta síndrome”, bem como “a apresentação do novo algoritmo diagnóstico”. Também os exames complementares de diagnóstico foram abordados, assim como as diferentes etiologias da doença.

A segunda parte do Curso foi “dedicada ao tratamento da síndroma de insuficiência cardíaca e à abordagem às comorbilidades” e aos “aspetos relacionados com os cuidados de transição hospitalar – cuidados de saúde primários”. A insuficiência cardíaca aguda foi igualmente alvo de uma breve discussão.

O Dr. Rui Baptista deixa os seus votos para que “o Curso tenha ido ao encontro das necessidades formativas dos formandos e que tenha contribuído para a melhoria contínua dos cuidados prestados aos doentes com insuficiência cardíaca”.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019