APCA assinala 20 anos em prol da Cirurgia Ambulatória em Portugal com sessão comemorativa no Porto
04/09/2018 17:08:13
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APCA assinala 20 anos em prol da Cirurgia Ambulatória em Portugal com sessão comemorativa no Porto

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) organiza uma sessão comemorativa de homenagem a todos aqueles que mais de destacaram nos últimos 20 anos de cirurgia de ambulatório em Portugal. O encontro decorre no próximo dia 15 de setembro, pelas 14h30, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

Num comunicado divulgado à comunicação social, o presidente da APCA, Dr. Carlos Magalhães, refere que “o êxito da cirurgia ambulatória passa, sobretudo, pela multidisciplinaridade, onde estão envolvidos diferentes grupos de profissionais, garantindo segurança e elevados índices de qualidade no tratamento dos doentes”.

“No início da cirurgia ambulatória havia muita desinformação e receio de que podia ser um perigo o doente ser operado e ir para casa, mas hoje já sabemos que os doentes em regime de ambulatório são tratados da mesma forma como se fossem internados, mas com níveis de qualidade e de satisfação maiores e com a mesma segurança, diminuindo infeções hospitalares”, acrescenta.

Este ano, um decreto-lei do Ministério da Saúde, de um Grupo de Trabalho para o Acompanhamento do Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (GTADCA), coordenado pela APCA, teve como objetivo proceder à avaliação da Cirurgia Ambulatória, nos últimos 10 anos em Portugal e identificar áreas de intervenção prioritária.

De acordo com a APCA, a cirurgia em regime de ambulatório tem tido nos últimos anos em Portugal um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos doentes.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019