CHL deu formação em SBV a quase uma centena e meia de colaboradores desde janeiro
29/08/2018 15:42:18
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
CHL deu formação em SBV a quase uma centena e meia de colaboradores desde janeiro

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para dar formação em suporte básico de vida (SBV) desde janeiro. A equipa de formadores, constituída por quatro médicos e quatro enfermeiros do CHL, já lecionou a cerca de uma centena e meia de profissionais de todas as categorias.

A paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte em todo o mundo e o SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca.

Neste sentido, a coordenadora do gabinete de Educação e Formação Permanente do CHL, Sandra Cabete, considera que “é essencial dotar os nossos profissionais de competências para que em qualquer parte dos nossos hospitais possam responder a uma emergência deste género, até que chegue a Equipa de Emergência Médica Intra-hospitalar (EEMI)”. “Acreditamos que este é mais um passo para cimentar a confiança dos utentes no CHL e nos seus profissionais”, acrescenta.

Dos 13 cursos de SBV ministrados desde janeiro no CHL, participaram 147 profissionais, entre enfermeiros, o grupo profissional com mais participantes, médicos, internos de formação específica e de ano comum, técnicos de diagnóstico e terapêutica, e assistentes operacionais.

Em 2017, o CHL garantia as ações de formação em SBV e em suporte avançado de vida através de entidades externas acreditadas. Com o processo de acreditação do CHL pelo INEM concluído, desde janeiro que esta formação é assegurada internamente por meios próprios, o que vai permitir rapidamente dar formação a um maior número de colaboradores, “constituindo-se assim numa medida preventiva de grande valor e de segurança para qualquer pessoa que circule no interior das diversas unidades deste Centro Hospitalar”, explica o CHL num comunicado divulgado à comunicação social.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019