"Ventilação: O Bom, o mau e o essencial" é o mote das Jornadas de Medicina Intensiva do Porto 2018
"Ventilação: O Bom, o mau e o essencial" é o mote das Jornadas de Medicina Intensiva do Porto 2018

A Associação de Cuidados Intensivos do Porto (ASSUCIP) já anunciou a data e o local das Jornadas de Medicina Intensiva do Porto 2018 (JMIP 2018). O encontro decorre de 18 a 19 de outubro no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICAB-UP), sob o mote "Ventilação: O Bom, o mau e o essencial".

De acordo com a presidente destas Jornadas, Dr.ª Irene Aragão, a edição de 2018 pretende "ter um espaço de discussão técnica profunda que ajude a aumentar a qualidade dos conhecimentos e qualidade das práticas num nos temas centrais da Medicina Intensiva – o suporte ventilatório".

A ventilação mecânica será o tema central de reflexão e discussão. Desta forma, a revisão dos conceitos fundamentais e a aplicação das técnicas mais avançadas serão abordadas por um painel de peritos nacionais e estrangeiros, dos diversos domínios, como a mecânica respiratória aplicada à clínica – bench to bedside, monitorização da ventilação e práticas seguras – eco pulmonar e a ecocardiografica transesofágica.

O programa integrará, também, outros aspetos associados à qualidade dos tratamentos prestados na Medicina Intensiva a doentes com suporte ventilatório como a sedação, o delirium, o sono e a infeção nosocomial.

O domínio da preocupação ética e social, das competências não técnicas, é outro aspeto relevante do projeto da JMIP. Por isso, será aberta a discussão sobre a relação cuidados paliativos e cuidados intensivos.

Na rubrica “Conversas ao fim da Tarde”, na tarde de 19 de outubro, continuará a ser desenvolvido o tema “Humanização dos Cuidados Intensivos” duma forma aberta e interativa, este ano virado para os cuidadores.

Nos Cursos Pré e Pós Jornadas, com inscrições limitadas, serão abordadas competências técnicas num leque abrangente de temas, nomeadamente a ventilação mecânica, a neuro-monitorização e a antibioterapia.

Esta reunião conta com o patrocínio científico do ICBAS-UP e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

Os interessados deverão submeter a inscrição através desta ligação. Mais informações disponíveis no site oficial do evento.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019