Projeto da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa recebe financiamento de meio milhão de euros
26/07/2018 17:25:06
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Projeto da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa recebe financiamento de meio milhão de euros

Uma investigação liderada pelo Prof. Doutor Rui Castro, docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), foi distinguida ontem, 25 de julho, pela “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b”. O projeto explora os mecanismos subjacentes ao desenvolvimento da obesidade e doença do fígado gordo não alcoólico, focando-se na comunicação entre o tecido adiposo e o fígado.

O projeto liderado pelo também investigador do Grupo Função Celular e Alvos Terapêuticos do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), que será executado no prazo de três anos, recebeu um financiamento de 500 mil euros.

Prevê-se que este estudo, no âmbito das ciências biomédicas, contribua para a identificação de biomarcadores e terapêuticas que facilitem a prevenção e tratamento das complicações metabólicas associadas à obesidade, em particular o fígado gordo.

O concurso, promovido pela Fundação “la Caixa” em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pretende estimular projetos de investigação com impacto social no âmbito da Biomedicina e da Saúde nas áreas de Oncologia, neurociências, doenças infecciosas, doenças cardiovasculares e projetos transdisciplinares com impacto em Biomedicina.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019