Associação Portuguesa do Sono promove simpósio para discutir a insónia na perspetiva da Medicina do Sono
23/07/2018 12:11:33
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Associação Portuguesa do Sono promove simpósio para discutir a insónia na perspetiva da Medicina do Sono

O Hotel Dona Inês, em Coimbra, é palco, no dia 20 de outubro, do Simpósio “Insónia: a perspetiva da Medicina do Sono”. O encontro, organizado pela Associação Portuguesa do Sono (APS), pretende discutir as principais questões relacionadas com esta patologia do sono que afeta 10% da população.

A APS considera de extrema importância a realização deste encontro para alertar os profissionais de saúde e investigadores para as novas evidências nesta área. Por isso, durante o simpósio serão discutidas questões relacionadas com a fisiopatologia e as manifestações clínicas da associação da insónia com a síndrome de apneia do sono, bem como a interdependência entre insónia, depressão e ansiedade, os mecanismos, o diagnóstico e clínica da insónia de sono curto objetivo e a insónia na criança e no adolescente e o tratamento farmacológico e com terapia cognitivo-comportamental.

Será ainda realizada uma conferência no âmbito da investigação translacional sobre “Sono, ritmo circadiano e envelhecimento: do laboratório para a sociedade”. Consulte aqui o programa do encontro. 

O tratamento da insónia é possível, mas, de acordo com a APS, não está a ser eficaz na maioria dos casos em Portugal devido ao uso excessivo de benzodiazepinas, o que é inapropriado e perpetua a própria insónia.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019