Cerimónia de jubilação do Prof. Doutor Manuel Antunes: um homem que “viveu com o coração nas mãos”
20/07/2018 16:19:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Cerimónia de jubilação do Prof. Doutor Manuel Antunes: um homem que “viveu com o coração nas mãos”

“Uma Vida de Coração nas Mãos” foi o tema da lição de jubilação do Prof. Doutor Manuel Antunes, diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), proferida hoje, 20 de julho, dia em que celebra 70 anos. O médico e professor catedrático da Universidade de Coimbra passa agora à condição de aposentado, por atingir o limite de idade para trabalhar no sistema público, mas recusa abandonar a atividade. A cerimónia de jubilação contou com a presença de altas figuras estatais, colegas e amigos e até de doentes que quiseram prestar a sua gratidão. Assista ao vídeo da reportagem. Veja a galeria de fotografias.

O Prof. Doutor Manuel Antunes chegou a Coimbra a 21 de março de 1988, por convite, para chefiar o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde então, realizou mais de 25 mil cirurgias de coração aberto, incluindo mais de 10 mil operações valvulares (cerca de 3.000 valvuloplastias mitrais e aórticas).

Enquanto membro e atual presidente da Cadeia da Esperança Portugal, organizou e participou em 17 missões cirúrgicas anuais no Instituto do Coração de Maputo, com mais de 350 doentes operados.

Hoje, o Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CCT) do CHUC é considerado um centro de referência a nível nacional e internacional, muito devido ao trabalho desenvolvido pelo seu até então diretor. Como forma de reconhecimento, o conselho de administração do CHUC decidiu atribuir o nome do Prof. Doutor Manuel Antunes ao edifício onde está instalado o CCT.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019