“Registo e raciocínio clínico”: novo livro fornece apoio à organização do historial clínico do doente
29/06/2018 11:49:27
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“Registo e raciocínio clínico”: novo livro fornece apoio à organização do historial clínico do doente

“Registo e raciocínio clínico” é título do novo livro apresentado pela editora LIDEL, da autoria dos especialistas em Medicina Interna Prof. Doutor João Araújo Correia e Dr. J. Vasco Barreto. Mediante a importância dos registos clínicos para os cuidados médicos, o registo médico orientado (RMO) torna-se um apoio essencial na organização do historial clínico do doente, em especial nos casos de múltiplas patologias.

 

Cada vez mais se verifica que a articulação entre as diferentes áreas da Medicina é crucial para o diagnóstico e acompanhamento das patologias do doente.

Desta forma, a obra vem reforçar a importância do RMOP para a acreditação das instituições de Saúde, especialmente na vertente de Medicina Interna, permitindo o acesso permanente ao processo clínico do doente, incluindo o raciocínio da tomada de decisão para o tratamento.

É ainda realçado pelos autores do livro a utilidade da utilização de software para o diagnóstico e posterior tratamento do doente, sem descurar o conhecimento científico adquirido por cada médico, com base na sua experiência profissional.

“Também devemos reconhecer a Medicina centrada no doente como o caminho a seguir e discutir as suas implicações nos sistemas de registo de informação (partilha de informação entre instituições, interoperabilidade, etc.) e nos processos de decisão (por exemplo, documentando a escolha do doente e a sua preferência por um determinado tratamento) ”, pode ler-se na introdução da obra.

“História do registo clínico” “Raciocínio clínico e a prática de Medicina”, “RMOP no processo clínico eletrónico” e “Seleção e valorização dos exames complementares de diagnóstico” são alguns dos principais conteúdos que podem ser encontrados no livro.

“Registo e raciocínio clínico destina-se a todos os médicos que priorizam uma visão abrangente do doente, aos internos de formação específica, aos generalistas hospitalares, aos médicos de Medicina Geral e Familiar e aos responsáveis pela formação pré e pós-graduada.

Capa Registo e Raciocinio Clinico 15.50 euros 4af60


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019