Hospital de São João do Porto recebe cardiologistas pediátricos do Iraque para formação na área do cateterismo
21/06/2018 12:28:41
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Hospital de São João do Porto recebe cardiologistas pediátricos do Iraque para formação na área do cateterismo

Um grupo de seis cardiologistas pediátricos do Iraque irão iniciar no próximo dia 25 de junho, no Hospital de São João do Porto, integrado no Centro Hospitalar de São João (CHSJ), uma formação na área do cateterismo, nomeadamente no tratamento percutâneo de certas cardiopatias congénitas.

No primeiro dia será realizada uma sessão teórica, para introdução ao tema, com palestras nas quais será explicada a experiência da equipa do hospital. Na terça e na quarta-feira, 26 e 27 de junho, o objetivo é tratar três crianças em cada um dos dias, num total de seis casos.

O cardiologista do CHSJ, Dr. Jorge Moreira, explica que a vinda dos especialistas iraquianos foi mediada por uma empresa que pediu a colaboração do hospital na formação.

"São técnicas implementadas já há bastantes anos aqui no hospital e, como as empresas que comercializam esses equipamentos o sabem, acharam que a nossa experiência poderia ser útil para os médicos do Iraque e propuseram a formação", refere o especialista, esclarecendo que "o cateterismo tem uma parte de diagnóstico e uma parte, cada vez mais importante, de tratamento percutâneo de certas cardiopatias congénitas".

Segundo o especialista, os seis médicos do Iraque vão participar "nas sessões habituais de trabalho, em que serão tratadas crianças que têm canais arteriais, que é um tipo de cardiopatia congénita relativamente frequente".

"O encerramento destes vasos vai ser feito pela implantação de dispositivos de vários tipos e tamanhos e com a presença desses médicos, para que possam adquirir competências nesses aspetos", esclarece.

Fonte: SNS


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019