Seminário no Porto debate futuro dos serviços de Nutrição no Serviço Nacional de Saúde
20/06/2018 16:41:13
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Seminário no Porto debate futuro dos serviços de Nutrição no Serviço Nacional de Saúde

Esta sexta-feira, 22 de junho, o secretário de estado adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Araújo, abre o seminário ‘Serviços de Nutrição no SNS: Caminhos para o futuro’, iniciativa que, para já, conta com a inscrição de mais de 200 profissionais de saúde. O encontro decorre no Edifício Porto Inova.

A iniciativa, que decorre na mesma altura em que é conhecido o Relatório Primavera 2018 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, cujas conclusões alertam para a falta de nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem início marcado para as 11h45.

Com a chancela da Ordem dos Nutricionistas (ON), este seminário pretende promover uma reflexão em torno da importância dos serviços de nutrição, colocando em cima da mesa questões como a alimentação hospitalar, a desnutrição e os desafios futuros para o Serviço de Nutrição.

Segundo a ON, em Portugal é dada pouca importância às refeições fornecidas ao doente internado, pelo que é importante incentivar o debate quanto aos modelos de gestão da alimentação hospitalar.

Para a Ordem, é também urgente sensibilizar para a necessidade de implementação efetiva do rastreio do risco nutricional em doentes internados, considerando que a desnutrição é um grave problema de Saúde, com implicações na recuperação, na duração do internamento e nos seus custos associados.

Como principal desafio futuro, a ON não tem dúvidas em apontar a escassez de nutricionistas no SNS face às necessidades do país, relembrando que, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), metade das causas de doença e de morte em Portugal têm relação direta com a alimentação.

“Portugal é dos países com mais obesos, mais hipertensos e mais diabéticos e isso deve fazer-nos refletir e agir”, afirma a bastonária da ON, Dr.ª Alexandra Bento, recordando que “para um universo de 10 milhões de cidadãos, existem apenas 400 nutricionistas no SNS”.

A contratação de 40 novos nutricionistas está inscrita no Orçamento de Estado para 2018 e, até ao momento, a ON continua a aguardar a abertura do concurso.

Programa | ‘Serviços de Nutrição no SNS: Caminhos para o futuro’ ’
09h30 | ‘Alimentação Hospitalar: Qualidade vs Custos’
11h45 | Sessão de abertura com Alexandra Bento e Fernando Araújo
12h00 | ‘Desnutrição Hospitalar: O Impacto no SNS’
15h00 | ‘Serviços de Nutrição: Novos desafios’


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019