Gastrenterologistas colocam a hepatite C na agenda dos políticos
15/06/2018 16:18:34
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Gastrenterologistas colocam a hepatite C na agenda dos políticos

A Assembleia da República (AR) acolheu a Conferência “Eliminação da hepatite C em Portugal: Desafios para o Presente e para o Futuro” esta quinta-feira, dia 14, com o objetivo de sensibilizar a classe política para uma doença que afeta cerca de 70 mil pessoas em Portugal. Assista ao vídeo da entrevista e veja os momentos fotográficos da reunião.

Proferida pelo Prof. Doutor Guilherme Macedo, membro do steering committing do Dia Mundial da Saúde Digestiva, organizado pela Organização Mundial de Gastrenterologia (WGO) e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), teve como participantes médicos especialistas, políticos, representantes de organizações comunitárias e ativistas.

O local não foi escolhido por acaso. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Guilherme Macedo disse ser uma formalização para “colocar o assunto na agenda dos políticos”. Salientou que “enquanto for um tema marginal àquilo que é preocupação da classe política, nunca conseguiremos dar o salto final, organizacional, para que se consiga a eliminação da hepatite C”. O gastrenterologista tem boas expectativas, porque “embora os partidos tivessem opções diferentes, há um traço comum que é uma motivação para combater este problema”.

Para além da Conferência, neste dia, decorreu um debate com os peritos Prof. Doutor João Marques Gomes (Nova School of Business and Economics), Prof. Doutor Rui Tato Marinho (Centro Hospitalar Lisboa Norte), Dr. Gonçalo Lobo (Abraço) e Dr.ª Isabel Aldir (Direção-Geral da Saúde). De seguida, decorreu uma mesa redonda com os grupos parlamentares, estando representados todos os partidos políticos com representação na AR. A Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, presidente do Infarmed, fez o encerramento da sessão.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019