Conferência em Lisboa promove discussão sobre futuro da investigação em Portugal e desafios da prática clínica
01/06/2018 12:46:14
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Conferência em Lisboa promove discussão sobre futuro da investigação em Portugal e desafios da prática clínica

No próximo dia 15 de junho, a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe a Conferência “Mais Inovação, Mais Saúde”, um evento científico promovido pela MSD Portugal, em parceria com a Fundação e a Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa (SCML). A iniciativa tem como objetivo discutir a importância e o futuro da investigação em Portugal e os desafios que se colocam atualmente na prática clínica.

O encontro, que espera contar com 300 profissionais de saúde, reune vários representantes de diversas instituições e entidades, como a Prof.ª Doutora Marília Cravo, da Universidade de Lisboa e a Prof.ª Doutora Carmo Fonseca, do Instituto de Medicina Molecular.

Também a Prof.ª Doutora Emília Monteiro, da Universidade Nova de Lisboa, a Prof.ª Doutora Catarina Oliveira, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Prof. Doutor Jorge Correia Pinto, da Universidade do Minho, e a Profª Doutora Isabel Palmeirim, da Universidade do Algarve irão marcar presença neste encontro.

O pdfprograma da reunião encontra-se dividido em três sessões, onde serão abordadas várias temáticas, nomeadamente o futuro da investigação clínica em Portugal, dando enfoque ao que de melhor se faz a nível nacional, explorando, igualmente, o investimento realizado e a importância de se continuar a apostar nesta área.

Os desafios da prática clínica, onde serão abordados o stress, a fadiga e o sono como condicionantes acrescidas à análise e correta avaliação dos doentes por parte dos médicos e a promoção de um debate único dedicado à medicina baseada na ciência versus a medicina baseada na evidência, que será moderado pela chairman, Dr.ª Isabel Palmeirim, são outras questões abordadas.

Ao longo do dia, os presentes serão convidados a participar no “Meet the Science”, uma iniciativa intercalar a cada módulo, onde serão apresentados trabalhos de doutoramento que se destacaram a nível nacional e que mostram o que está a ser feito, atualmente, nesta área.

A Conferência terá lugar no auditório 2, a partir das 09h30.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019