Esperados mais de 300 profissionais no 13.º Congresso Nacional de Podologia
23/05/2018 15:20:19
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Esperados mais de 300 profissionais no 13.º Congresso Nacional de Podologia

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai realizar o Congresso Nacional de Podologia, que decorre durante os dias 25 e 26 de maio, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. A 13.ª edição do evento tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância de vigiar a saúde dos pés, algo bastante desvalorizado pela maioria dos portugueses. São esperados mais de 300 profissionais durante o encontro.

 

“Esta edição é a prova de que a investigação está viva e que a implementação de novas estratégias e metodologias de diagnóstico e terapêutica da especialidade são uma realidade”, refere o presidente da APP, Dr. Manuel Portela.

“A diversidade de temas e a participação de conceituados conferencistas nacionais e internacionais nas áreas de medicina, biomecânica, engenharia e indústria são uma aposta da nossa Associação, para garantir aos podologistas portugueses uma formação de qualidade e interdisciplinaridade”, acrescenta o especialista.

As calosidades, os joanetes e as onicopatias – infeções nas unhas – são as alterações mais frequentes nos pés, afetando maioritariamente o sexo feminino. Após os 60 anos, regista-se uma prevalência de 70% das doenças osteoarticulares nos pés.

Contudo, a patologia mais complicada é o pé diabético, sendo a principal causa de amputação da extremidade inferior. Isto pode ser justificado pelo facto de cerca de 15% dos doentes diabéticos desenvolver úlceras nos membros inferiores ao longo dos anos, o que acaba por resultar em 85% das amputações provocadas por esse tipo de lesões.

O programa do congresso é direcionado para as áreas de podiatria infantil, desportiva, geriátrica, clínica, cirúrgica, biomecânica podiátrica, ortopodiatria, podoposturologia e do pé diabético. O contributo dos centros de investigação do IINFACTS, 3B's Research Group, FADEUP, CIAPP, Universidade de Barcelona, Universidade de Sevilha, Universidade de Madrid e de instituições científicas, médicas e desportivas são a garantia de uma abordagem global de todos os aspetos relacionados com a saúde do pé.

A 13.ª edição do Congresso Nacional de Podologia conta com o patrocínio científico da Cooperativa Superior de Ensino Politécnico Universitário (CESPU), da Universidade de Barcelona e do Health Universitat de Barcelona Campus e o apoio institucional do Conselho Geral dos Colégios Oficiais de Podologistas de Espanha e do Colégio Oficial de Podologistas da Catalunha.

As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 24 de maio.

Para mais informações, consulte aqui o site oficial do evento.

f725042c2cdc0be66e9ba2f7c83cc746 XL 37f30


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019