Prof. Doutor João Araújo Correia eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
21/05/2018 14:42:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor João Araújo Correia eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

O Prof. Doutor João Araújo Correia foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), para o triénio 2018-2021. As eleições decorreram na última sexta-feira, dia 18 de maio.

A tomada de posse está prevista para realizar-se no 24.º Congresso Nacional de Medicina Interna, com lugar entre 31 de maio e 3 de junho, no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira.

Seguindo-se ao Dr. Luís Campos, o agora presidente da SPMI foi eleito com 128 votos num total de 131. O também diretor do Serviço de Medicina 1 do Hospital Geral de Santo António/Centro Hospitalar do Porto, revelou que vai encarar este desafio com “espírito de missão” e, destacando o trabalho realizado pela direção ainda em funções, prometeu trabalhar para também ele deixar a sua marca na SPMI.

“Esta organização já era muito grande quando o Dr. Luís Campos começou a sua presidência e quando nós começámos com ele. Mas não há dúvida alguma de que há um antes e um depois do Dr. Luís Campos. E o depois é de facto diferente. Há pontos em que as pessoas se distinguem quando lideram: há as que conseguem andar mais depressa e aquelas que dão saltos, e as organizações ganham com os saltos”, referiu o presidente eleito.

Como exemplo, o especialista referiu a Festa da Saúde, “um evento que abre todo um caminho na área da prevenção que a Medicina Interna não conhecia”, a parceria com a Medicina Geral e Familiar, que o Dr. João Araújo Correia considerou que será “um dos maiores desafios da sua presidência”, e o aprofundar de relações com a Sociedade Espanhola de Medicina Interna, que disse “abrir portas enormes de cooperação” entre as duas instituições na afirmação da Medicina Interna ibérica.

O especialista de Medicina Interna assumiu a honra de presidir à SPMI e prometeu empenho nos três anos em que vai liderar a instituição.

“É enorme a responsabilidade que recai sobre mim em seguir este caminho de sucesso e enfrento-a com espírito de missão. Vou fazê-lo com empenho, procurando deixar a minha marca para que no final a SPMI ganhe também com isso”, concluiu.

O Prof. Doutor João Araújo Correia é licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e especialista em Medicina Interna pela Ordem dos Médicos. Atualmente é diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Porto (CHP), desde 2009, e Professor Auxiliar Convidado de Clínica Médica II do Curso Médico ICBAS/CHP.

O presidente eleito da SPMI foi, ainda, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos de 2006 a 2009, secretário geral do 17.º Congresso Nacional de Medicina Interna, em 2011, e presidente da comissão organizadora do Congresso de Medicina Interna de 2017.

 

Órgãos Sociais da SPMI para o triénio 2018-2021

Direção

Presidente: João Araújo Correia
Vice-presidentes: António Oliveira e Silva, Lèlita Santos, Luís Duarte Costa
Secretário Geral: Vasco Barreto
Secretários Adjuntos: Fernando Salvador, Vítor Branco, Maria da Luz Brazão
Tesoureiro: Jorge Crespo

Assembleia Geral

Presidente: Armando Carvalho
Vogais: João Sá, Rui Victorino

Conselho Fiscal

Presidente: Olga Gonçalves
Vogais: Nuno Bernardino Vieira, Mafalda Santos


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019