Projetos científicos e de iniciativa comunitária distinguidos pelo Programa Gilead GÉNESE

02/05/18
Projetos científicos e de iniciativa comunitária distinguidos pelo Programa Gilead GÉNESE

Está marcada para o próximo dia 8 de maio a cerimónia pública de distinção dos projetos selecionados no âmbito da edição de 2017 do Programa Gilead GÉNESE, com lugar na Estufa Fria, em Lisboa. A iniciativa, inserida na política de responsabilidade social da Gilead Sciences,  pretende incentivar à realização de projetos de investigação científica e de intervenção na área da comunidade.

Todos os anos, e no âmbito deste programa, são distinguidos os melhores projetos no âmbito da investigação científica e da intervenção na comunidade. A esta edição candidataram-se 32 projetos nacionais, submetidos por diversas entidades científicas, académicas e da sociedade civil. 

 A avaliação das candidaturas submetidas foi assegurada por duas comissões independentes de avaliação que selecionaram 10 projetos, seis de natureza científica e quatro de iniciativa comunitária, pelo seu potencial contributo para a otimização da prática clínica, da melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em saúde.

Num comunicado divulgado à comunicação social, o diretor-geral da Gilead em Portugal, Dr. Vítor Papão, sublinha que todas as edições do Programa têm “distinguido projetos que contribuem para a inovação em Saúde, sem esquecer comunidades ou pessoas que se preocupam em melhorar a qualidade de vida daqueles que os rodeiam, em áreas tão importantes como o VIH, hepatite C e a Hemato-Oncologia”. 

O Programa Gilead GÉNESE pretende contribuir para a otimização da prática clínica, como também para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em saúde, ganhos de eficiência e adequação de políticas de saúde.

Criado em 2013, o Programa Gilead GÉNESE conta já com cinco edições, com um montante global de financiamento atribuído aos 63 projetos apoiados de mais de um milhão e trezentos mil euros. Esta iniciativa torna-se, assim, um dos maiores programas de responsabilidade social do setor farmacêutico em Portugal.

 

Projetos distinguidos 

 

Na investigação, os projetos distinguidos nesta 5.ª edição do Programa Gilead GÉNESE incidem em especial sobre novas abordagens ao VIH, explorando, nomeadamente, a relação entre as células T reguladoras e a hiperativação imunológica, associada às comorbilidades dos doentes com infeção crónica por VIH, ou analisando a transmissão VIH-1 na infeção aguda e a evolução dos reservatórios em casais com terapêutica precoce. 

 

Quanto aos projetos da comunidade, vários projetos focam-se na preocupação com a sensibilização para o rastreio, prevenção e adesão ao tratamento de pessoas com hepatites virais B e C, como também na promoção do aconselhamento e deteção precoce do VIH, VHB e VHC junto da comunidade algarvia. A sensibilização da juventude sobre a importância da prevenção do vírus VIH e a capacitação dos jovens para o desenvolvimento e difusão de conteúdos de conteúdos educacionais multimédia são outros temas dos projetos.

 

Mais informações sobre o Programa disponíveis aqui.

Partilhar

Publicações