Almada é a capital da hipertensão em 2018
24/04/2018 13:00:13
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Almada é a capital da hipertensão em 2018

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) elegeu Almada para acolher as atividades comemorativas do Dia Mundial da Hipertensão, assinalado a 17 de maio. Neste dia, a SPH pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se à campanha mundial da World Hypertension League cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial".

As atividades deste dia irão decorrer, sobretudo, na Praça da Liberdade, em Almada, com sessão solene no Fórum Romeu Correia, às 11h00. Estas ações foram desenvolvidas com o apoio da Câmara Municipal da Almada e do Hospital Garcia de Orta.

Como habitualmente, para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão, médicos e enfermeiros realizam rastreios gratuitos à pressão arterial, além de prestarem aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis. 

 

Baixa adesão ao tratamento compromete controlo da doença

Num comunicado divulgado à comunicação social, o presidente da SPH, Dr. Carvalho Rodrigues, refere que “em Portugal, apesar de quase 75% dos doentes estarem medicados, ainda só se atingiu 42% do controlo da doença, facto que se deve sobretudo ao não cumprimento rigoroso da medicação”.

Tendo em conta que o controlo da hipertensão arterial se realiza através da medição da pressão arterial, mas também através do cumprimento rigoroso da medicação prescrita pelo médico, o especialista mostra-se insatisfeito com o facto de muitos doentes não cumprirem com a medicação, o que "vai dificultar o controlo da doença"."Largar a medicação porque já se está bem ou porque não se sentiu bem com os comprimidos ou ainda porque se sente bem com a tensão alta são alguns do mitos e equívocos responsáveis pelo abandono do tratamento para a HTA”, sublinha o presidente da SPH.

Neste sentido, o Dr. Carvalho Rodrigues, considera que "deve existir, cada vez mais, a preocupação de promover terapêuticas e posologias simples e, simultaneamente eficazes, para aumentar a taxa de adesão ao tratamento". "Nunca é demais reforçar a velha máxima de que um comprimido só faz efeito quando é tomado", reforça. 

 

Programa Dia Mundial da Hipertensão Praça da Liberdade, Almada 

• 9h30 – Início dos Rastreios da Pressão Arterial e Acção de sensibilização sobre a Hipertensão Arterial e estilos de Vida (actividade mantida ao longo de todo o dia) 

• 10h00 – Abertura da Exposição de Desenhos 

• 10h30 – Sessão de esclarecimento para adultos sobre “Hipertensão Arterial e estilos de Vida” • 11h00 – Sessão Solene das Comemorações do Dia Mundial da Hipertensão – Fórum Romeu Correia 

 • 11h30 – Sessão de Actividade Física para Adultos/Séniores 

• 15h00 – Sessão de Actividade Física para crianças 

• 15h30 – Entrega de Prémios do Concurso de Desenhos “Estilo de vida saudável - Menos sal mais vida – Conheça a sua Pressão Arterial” 

• 17h30 – Encerramento das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019