Consultas de doenças reumáticas estão a ser “desviadas” da especialidade, avisa a Sociedade Portuguesa de Reumatologia
20/04/2018 16:23:07
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Consultas de doenças reumáticas estão a ser “desviadas” da especialidade, avisa a Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Existem consultas de doenças reumáticas que estão a ser "desviadas" da sua especialidade. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), que escreveu uma carta ao ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, denunciando o problema que considera grave.

"No contexto dessas consultas de "doenças autoimunes" são tratadas essencialmente patologias cujo acompanhamento deveria ser assegurado por médicos de outras especialidades”, pode ler-se na carta.

Como exemplos, a SPR refere “várias patologias do foro reumático, ainda que de etiologia autoimune, designadamente: artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, diversas espondilartropatias – tais como espondilite anquilosante, artrite psoriática e artrite enteropática–, lupus eritematoso sistémico, esclerose sistémica progressiva (esclerodermia), síndrome de Sjögren e doença de Behçet”.

A Sociedade considera que “tais consultas, sendo asseguradas exclusivamente por médicos especialistas em Medicina Interna, colocam em causa a lógica de diferenciação de saberes que subjaz à medicina contemporânea, comprometendo a Saúde dos doentes e os seus direitos mais elementares”.

 Para a SPR é, portanto, “imperativo pôr cobro às referidas "consultas de doenças autoimunes", pelo menos tal como as mesmas são hoje configuradas em vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde”. 

Neste sentido, “desde já se requer uma atuação célere e eficaz para resolver um grave problema que assola o SNS e que prejudica, não apenas os médicos especialistas que vêm as suas funções usurpadas por médicos de Medicina Interna, mas também, e principalmente, quem sofre de patologias autoimunes”, conclui a SPR.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019