Mais de metade dos portugueses desconhece os seus níveis de colesterol

18/04/18
Mais de metade dos portugueses desconhece os seus níveis de colesterol

Mais de metade da população portuguesa (58%) desconhece os seus níveis de colesterol. Esta é uma das principais conclusões do estudo “Colesterol e os portugueses” divulgado hoje, 18 de abril, pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), no âmbito da sessão solene de abertura de “Maio, mês do coração”, decorrida em Lisboa. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da FPC, salienta as considerações essenciais do estudo e avança as iniciativas que a Fundação tem planeadas no âmbito desta campanha. Assista ao vídeo.  

Este desconhecimento é muito expressivo entre os jovens e diminui grandemente com a idade. O estudo revela ainda que 94% dos inquiridos rejeitam a ideia de que “A prática regular do exercício físico não traz vantagens para quem tem o colesterol elevado” e 90% rejeitam também a ideia que “Os magros não têm que se preocupar com o colesterol. Isso é um problema dos gordos”.

Outra das conclusões do estudo refere-se ao facto de 47% dos portugueses acreditarem que alguns suplementos alimentares são mais benéficos na redução do colesterol quando comparados com as estatinas, fármacos prescritos por receita médica.

Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia escolheu como problemática para a campanha de “Maio, mês do coração”, o “Colesterol, as Dislipidemias e Aterosclerose”. 

O estudo “O Colesterol e os portugueses” foi realizado pela GfK Metris, em março de 2018, a uma amostra de 1000 indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental.

Para mais informações sobre a campanha e sobre as iniciativas de “Maio, mês do coração”, consulte o site www.fpcardiologia.pt ou www.facebook.com/FPCardiologia.

Vídeo

Partilhar

Publicações