Centro Hospitalar de Leiria promove literacia para a segurança dos cuidados de Saúde
09/04/2018 17:41:17
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Centro Hospitalar de Leiria promove literacia para a segurança dos cuidados de Saúde

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) é uma das nove instituições de Saúde nomeada pelo Ministério da Saúde para dinamizar um projeto piloto a nível nacional que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de Saúde junto da comunidade, através de semanas temáticas mensais dedicadas a várias áreas. 

Durante o decorrer desta semana, a página do facebook do CHL disponibiliza informações sobre a segurança cirúrgica. O que deve o doente levar para o hospital para uma cirurgia programada, o que deve, ou não, fazer antes da cirurgia e quais as razões de os diversos profissionais questionarem o seu nome completo nas várias fases do processo são algumas das perguntas a que os utentes poderão ter resposta. 

A Enf.ª Teresa Peralta, da comissão da qualidade do CHL e responsável pela dinamização do projeto piloto na unidade, destaca a importância da iniciativa, tendo em conta que "a cultura de segurança nos cuidados de Saúde não depende apenas dos profissionais, mas também dos cidadãos, dos utentes e das suas famílias". 

"Todos somos interessados em prestar e receber cuidados de Saúde de qualidade e seguros, e esperamos que no final deste projeto, que terá um período experimental de dois anos, possamos comprovar uma mudança de paradigma, em que testemunhemos cada vez mais cidadãos mais ativos e colaborantes na promoção e garantia de segurança", explica a enfermeira.

As várias semanas temáticas irão dar prioridade a temas como a promoção da higiene das mãos, a segurança cirúrgica e a segurança na utilização da medicação.O projeto dá ainda destaque a questões relacionadas com a prevenção de quedas, de úlceras de pressão, de infeções e de resistência aos antibióticos.

Além do CHL, integram este projeto piloto nacional não só o Instituto Português de Oncologia do Porto e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, como também o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Centro Hospitalar de Lisboa Central e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019