XVIII Jornadas da A.N.D.A.R. promovem discussão sobre biossimilares

02/04/18
XVIII Jornadas da A.N.D.A.R. promovem discussão sobre biossimilares

A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (A.N.D.A.R.) promove na quinta-feira, dia 5 de abril, data em que se assinala o Dia Nacional desta doença, as suas XVIII Jornadas, Hotel Altis, em Lisboa. O encontro pretende promover a discussão entre especialistas, decisores políticos e doentes.

Este ano, os biossimilares será um dos principais temas em debate nas Jornadas da A.N.D.A.R. Uma temática que tem estado na ordem do dia e que mereceu já um pedido de audiência ao ministro da Saúde por parte de algumas associações de doentes (A.N.D.A.R., Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino, Associação Portuguesa da Psoríase e Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas).

Neste âmbito, decorrerá uma mesa-redonda, agendada para as 14h30, sobre genéricos e biossimilares, que conta com a participação do Dr. Carlos Alves, presidente da Comissão Nacional de Farmácia Terapêutica (CNFT) e dos reumatologistas Drs. Fernando Pimentel, Filipe Araújo e João Madruga Dias. Uma discussão que contará também com a participação da Dr.ª Cláudia Furtado, do INFARMED, da Dr.ª Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, e da Dr.ª Rute Simões Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública, numa intervenção que terá como foco o esclarecimento dos doentes sobre este tema.

A iniciativa terá a sua abertura às 9h00, à qual se seguirá a conferência inaugural do Prof. Doutor António Vaz Carneiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da FMUL. Segue-se a primeira de três mesas redondas: “Novos Fármacos: o que está para vir” com os reumatologistas Drs. Jaime Branco, Luís Miranda, Paulo Coelho e Filipe Barcelos.

O dia termina com uma mesa redonda dedicada à prevenção e tratamento das doenças reumáticas, que junta os especialistas Helena Canhão, Adriano Neto, Vera Las e Walter Castelão. A estes juntam-se também o Prof. Doutor António Vaz Carneiro para falar sobre os cuidados centrados no doente, a nutricionista Dr.ª Maria João Gregório, que abordará o papel da alimentação e a importância do intestino nas doenças reumáticas, e o médico fisiatra Dr. Pedro Cantista, que apresentará os benefícios do termalismo. 

Partilhar

Publicações