Dia Nacional do Doente com AVC: SPAVC alerta para a importância da reabilitação e de uma população bem esclarecida
29/03/2018 17:05:53
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Dia Nacional do Doente com AVC: SPAVC alerta para a importância da reabilitação e de uma população bem esclarecida

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado a 31 de março, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vem reforçar a importância de a população estar bem esclarecida em relação à doença e da reabilitação para os doentes.

Em comunicado, o Prof. Doutor José Castro Lopes considera muito importante a comemoração deste dia, "sobretudo, falando para a população", que tem de ser alertada para esta doença. No que diz respeito aos fatores de risco, o presidente da SPAVC, destaca ainda a poluição atmosférica, “da qual se fala há pouco tempo, mas que é mais um importante fator de risco a juntar aos tão falados e para a qual importa sensibilizar a população”.

Quanto à reabilitação, nas palavras do especialista, trata-se de "um direito que temos de exigir enquanto o doente não tiver as mesmas funções que tinha antes do AVC". "Psicologicamente, se o doente no pós-AVC continuar a ser assistido, isto é uma esperança para a sua vida", esclarece o presidente da SPAVC.

Quem se junta a este apelo é a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos. O presidente da associação, Dr. António Conceição, considera que a "reabilitação é um direito e não uma esmola", caracterizando como impensável o facto de, em alguns casos, os doentes serem meros números, "definindo-se três meses de reabilitação para todos".

Por hora, três portugueses sofrem um AVC, um dos quais resulta em morte. Dos restantes, metade ficará com sequelas incapacitantes. Face estes números, e para sensibilizar e informar a população sobre este problema de Saúde Pública, a SPAVC dinamiza atividades gratuitas de norte a sul do país.

Mais informações aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019