Especialistas reúnem-se no mês da consciencialização para o mieloma múltiplo para analisar a doença
28/03/2018 15:54:46
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Especialistas reúnem-se no mês da consciencialização para o mieloma múltiplo para analisar a doença

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, em parceria com a International Myeloma Fundation (IMF), o “Seminário sobre Mieloma Múltiplo”. A reunião, organizada no âmbito do mês da consciencialização para o mieloma múltiplo, decorre a 7 de abril, no Novotel, em Lisboa.

A Dr.ª Cristina Nave, psicóloga clínica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, irá iniciar o ciclo de conversas, com uma reflexão sobre as linhas de intervenção em Psico-Oncologia, tendo como foco de atuação o modo como o doente e/ou a família lidam com a doença oncológica, dando uma perspetiva psicológica sobre como tratar doentes com mieloma múltiplo.

A especialista considera que "é importante perceber as reações emocionais e a necessidade de intervenção nas diversas fases da doença" e explica que "as formas de intervenção privilegiadas são o aconselhamento psicológico e/ou a psicoterapia". De acordo com a Dr.ª Cristina Nave, estas terapias procuram prevenir a disfunção psicológica reativa à doença, promover a adaptação, facilitar a adesão ao processo de tratamento e a gestão dos efeitos secundários dos mesmos.

Temas como “Benefícios sociais para pacientes com Mieloma Múltiplo”, “Novos Tratamentos e Ensaios Clínicos” e “Desafios nutricionais para pacientes de Mieloma Múltiplo” serão também abordados por especialistas no decorrer do encontro, com início às 10h00. Consulte pdfaqui o programa.

O seminário, de entrada livre, destina-se a doentes, cuidadores, enfermeiros, médicos e outros profissionais de Saúde. As inscrições devem ser submetidas através do email geral@apcl.pt ou pelo telefone 213422205.

Mais informações aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019