AbbVie apresenta novos dados clínicos de upadacitinib na dermatite atópica late-breaker
21/03/2018 16:45:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
AbbVie apresenta novos dados clínicos de upadacitinib na dermatite atópica late-breaker

A Abbvie apresentou, na reunião anual de 2018 da Academia Americana de Dermatologia, em San Diego, nos Estados Unidos da América, novos resultados de um estudo de fase 2b de avaliação de dose do upadacitinib. O objetivo primário do estudo – alteração percentual média no Índice de Extensão e Gravidade do Eczema na semana 16 – demonstrou resultados positivos do inibidor em relação ao placebo.

A administração do upadacitinib, inibidor oral seletivo de JAK1, revelou, para todas as doses (30/15/7,5 mg em toma diária única), uma redução significativa nos sintomas seletivos de dermatite atópica nos doentes, incluindo uma diminuição de prurido na semana 1 e uma melhoria na extensão e gravidade das lesões cutâneas na semana 2.

O Prof. Doutor Marek Honczarenko, vice-presidente da área de desenvolvimento em Imunologia da AbbVie, explica que o estudo "demonstrou que upadacitinib reduziu significativamente a comichão e melhorou as lesões cutâneas, sustentando desta forma o seu potencial como opção terapêutica significativa para os doentes".

Em comunicado, a Doutora Emma Guttman-Yassky, principal investigadora do estudo, refere que "os doentes que sofrem de dermatite atópica procuram uma solução que os alivie da forte comichão e melhore as lesões na pele, que podem ter um grande impacto". “Para esta população de doentes, dada a gravidade da sua doença e as terapêuticas direcionadas disponíveis, são necessárias outras opções", indica a também professora de Dermatologia e Imunologia na Faculdade de Medicina do Mount Sinai Medical Center.

Em janeiro de 2018, a Food and Drug Administration dos EUA atribuiu a designação de medicamento inovador a upadacitinib, como tratamento em doentes adultos com dermatite atópica moderada a grave candidatos a terapêutica sistémica.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019