EBMT 2018 arranca este fim de semana em Lisboa com o 12.º Dia do Doente, Familiar e Dador
16/03/2018 16:09:07
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
EBMT 2018 arranca este fim de semana em Lisboa com o 12.º Dia do Doente, Familiar e Dador

Em Portugal existem atualmente 400 mil dadores voluntários de medula óssea, o que corresponde a 4% da população portuguesa, tornando-se o terceiro país da Europa com mais voluntários. Estes e outros números vão ser debatidos amanhã, em Lisboa, no 12.º Dia do Doente, Familiar e Dador, que marca o arranque da 44.ª Reunião Anual da European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT), que vai decorrer de 18 a 21 de março em Lisboa.

Com lugar marcado para o Centro de Congressos de Lisboa, o 12.º Dia do Doente, Familiar e Dador é dedicado às pessoas que tiveram ou aguardam por um transplante de medula óssea ou de células estaminais, familiares, cuidadores e dadores. Durante o dia serão partilhadas experiências na primeira pessoa de doentes transplantados e de dadores, familiares e não relacionados.

Em comunicado, o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da 44.ª Reunião Anual do EBMT, explica o objetivo do congresso, que pretende "permitir que todas as partes envolvidas num processo de transplante troquem experiências e aprendam umas com as outras". O diretor do departamento de Hematologia e do Programa de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO-Lisboa), acrescenta ainda que será uma "ótima oportunidade para ouvir sobre os mais recentes resultados da pesquisa no campo do transplante de sangue e medula de um painel de especialistas. Acredito que esta será uma experiência única e memorável para todos os que consigam estar presentes".

O EBMT 2018 é um dos maiores eventos científicos na área da Hematologia a nível mundial, integrando o 4th EBMT Nurses Group Meeting, o 17th Data Management Group Meeting, o 10th Quality Management Group Meeting, o 7th Paediatric Day, o 3rd Pharmacyst Day, o 12th Patient, Family and Donor Group Day e o 2nd Psychiatry and Psychology Day.

Os dados indicam que, em Portugal, existem seis centros que fazem transplantes (três em Lisboa, dois no Porto e um em Coimbra), sendo que, em 2017, foram realizadas 89 colheitas em dadores voluntários nacionais, das quais 40 foram destinadas a recetores nacionais e as restantes para 14 países, nomeadamente EUA (12), Alemanha (7), Espanha (7), Inglaterra (5), França (3), entre outros.

Mais informações disponíveis aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019