«Põe-te a Mexer...pela Diabetes!» vai juntar famílias em caminhada solidária

06/06/13

No próximo dia 9 de junho, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) associam-se a uma iniciativa de sensibilização e de angariação de fundos para investigação clínica e apoio aos doentes com diabetes intitulada: «Põe-te a Mexer...pela Diabetes!».


A iniciativa integra uma caminhada, com início às 10h00 na marginal de Matosinhos, e uma ação de sensibilização para desmistificar os mitos existentes relativamente à doença, considerada um flagelo nacional e mundial, atingindo 12.7% da população portuguesa, o que corresponde a mais de 1 milhão de pessoas.

«O exercício físico, no qual as caminhadas se inserem como uma opção saudável e económica, é uma das formas de ajudar a prevenir e a controlar a diabetes. Além disso, é essencial que a educação para a doença se faça no seio das famílias, nomeadamente no que toca à rotina alimentar que deve girar em torno de uma mesa saudável», refere Luís Gardete Correia, presidente da APDP.


Envolvidas na iniciativa estão o Lions Clube de Matosinhos e a Governadoria do Distrito 115 Centro Norte do Lions International, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.


Os fundos angariados, provenientes da venda de camisolas alusivas aos participantes na caminhada, revertem a favor da APDP e da SPD, para serem utilizados no financiamento de ações de promoção da investigação sobre a diabetes e no apoio aos doentes, em Portugal.

Portugal posiciona-se entre os países Europeus que registam uma mais elevada taxa de prevalência da Diabetes. De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, em dez anos o número de novos casos aumentou – em 2000 foram 377 por cada 100 mil indivíduos e, em 2011, registaram-se 652 novos casos.

Partilhar

Publicações