Zentiva lança em Portugal genérico de rosuvastatina para redução de colesterol

22/02/18
Zentiva lança em Portugal genérico de rosuvastatina para redução de colesterol

A Zentiva, marca de genéricos da multinacional farmacêutica Sanofi, acaba de lançar no mercado português Rosuvastatina Zentiva. O medicamento, indicado para o tratamento da hipercolesterolemia e para a prevenção de acontecimentos cardiovasculares, está disponível em diversas dosagens.

O medicamento irá traduzir-se numa poupança para os doentes e para o Serviço Nacional de Saúde, ao fazer parte dos cinco medicamentos mais baratos (T5) dentro do seu grupo homogénio.

De acordo com o último Inquérito Nacional de Saúde, 52,3% dos portugueses apresentavam valores de colesterol total iguais ou superiores ao valor recomendado (190 mg/dl). Quando analisada a percentagem de indivíduos que reportavam tomar medicamentos para reduzir os níveis de colesterol a percentagem sobe para os 63,3%. Estes dados vêm confirmar a importância desta classe de medicamentos no tratamento dos doentes e na prevenção de doenças cardiovasculares.

A rosuvastatina faz parte de uma classe de medicamentos, as estatinas, que atuam através da redução dos níveis do colesterol-LDL, para além de reforçar a capacidade do organismo para o eliminar do sangue. Desta forma, permite reduzir o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

Partilhar

Publicações