APCA promove curso sobre Cirurgia Ambulatória em Cabo Verde

19/02/18
APCA promove curso sobre Cirurgia Ambulatória em Cabo Verde

É já hoje, 19 de fevereiro, que se inicia o curso "Teach the Teachers", promovido pela Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA), no Hospital Batista Sousa, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. A formação, que termina a 21 de fevereiro, conta com a parceria da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória (IAAS) e destina-se a profissionais de Saúde de Cabo Verde.

Com 60 participantes, a formação aborda temas como as vantagens da cirurgia ambulatória (CA) para adultos e crianças e a avaliação e procedimentos cirúrgicos em ambulatório. O Dr. Carlos Magalhães, a Dr.ª Paula Sarmento, o Dr. Vicente Vieira e a Enf.ª Célia Castanheira assinalam a presença de formadores portugueses no curso.

A formação, que se integra num projeto de promoção da CA nos países lusófonos, tem como principal objetivo "formar profissionais de saúde, que posteriormente vão ser os interlocutores de formação nos hospitais/países onde se pretende que a CA se desenvolva". Quem o explica é o Dr. Carlos Magalhães, presidente da APCA, que, adianta ainda em comunicado, que espera que esta formação "possa contribuir de forma positiva para a implementação da CA em Cabo Verde, tal como já aconteceu com outras iniciativas semelhantes em países como a França, China, Hungria ou Roménia”.

O curso é transmitido por telemedicina para outros hospitais em Cabo Verde.

Consulte aqui o programa.

Partilhar

Publicações