1st Meeting on Vesicular Biology analisa mecanismos biológicos associados a várias patologias
1st Meeting on Vesicular Biology analisa mecanismos biológicos associados a várias patologias

É já amanhã que a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) recebe o 1st Meeting on Vesicular Biology, evento organizado pela European Cooperation in Science and Technology (COST). Durante dois dias, especialistas europeus em várias áreas da biologia irão analisar temas relacionados com os mecanismos biológicos associados ao aparecimento e desenvolvimento de patologias como a proteólise, tráfego e sinalização celular e comunicação intercelular, que têm sido amplamente implicadas em diversas doenças como cancro, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares e envelhecimento.

"Endocytosis", "Trafficking" e "Autophagy" são alguns dos temas do programa do encontro que junta especialistas em áreas como a proteólise, tráfego e sinalização celular e comunicação intercelular.

A organização considera que "cada vez mais, uma abordagem bem-sucedida, para esclarecer problemas complexos, no âmbito da biomedicina, só é possível com equipas multidisciplinares, incluindo, entre outros, biólogos, bioquímicos, físicos, farmacêuticos, engenheiros e médicos. Segundo a COST, "só através de um diálogo aberto e construtivo, que ultrapasse as barreiras de cada disciplina, e permita a criação de sinergias, será possível encontrar respostas e estratégias eficazes no combate às doenças que afetam o homem."

O encontro decorre no auditório da subunidade 3, no Polo das Ciências da Saúde.

Mais informações aqui.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019