SPEQS irá apresentar as suas propostas de trabalho no Congresso Nacional de Pediatria
02/02/2018 16:24:20
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPEQS irá apresentar as suas propostas de trabalho no Congresso Nacional de Pediatria

O diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o Dr. Bilhota Xavier, é o presidente da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente (SPEQS), que nasceu no final de outubro de 2017. Para apresentar o trabalho a desenvolver, a SPEQS vai estar presente numa mesa redonda no Congresso Nacional de Pediatria, de 24 a 26 de outubro no Estoril, e as primeiras Jornadas da nova Sociedade estão agendadas para o dia 14 de dezembro, em Lisboa.

Ser um agente facilitador e dinamizador de uma cultura de qualidade e segurança a interiorizar pelos profissionais de saúde, prestadores de cuidados de saúde às crianças e adolescentes é o objetivo na SPEQS.
A SPEQS foi criada com o propósito de elaborar padrões de qualidade específicos de cada criança, nas áreas da segurança do medicamento, da infeção e da cirurgia segura. Por outro lado, a Sociedade pretende definir normas clínicas de atuação e a sua monitorização.

Em comunicado, o presidente da SPEQS explica a importância desta sociedade para os doentes. "Diariamente os media noticiam os erros que ocorrem nos cuidados de saúde e as infeções que são contraídas nos internamentos hospitalares. As crianças, pela sua especificidade, têm um risco três a quatro vezes superior aos riscos dos adultos", e, por isso, o Dr. Bilhota Xavier explica que, "um grupo de pediatras reconhecendo essas evidências promoveu a constituição da SPEQS, provavelmente a primeira sociedade científica com estas características, querendo constituir-se como a “Provedora da Criança”, no que diz respeito à qualidade e segurança dos cuidados de saúde que lhes são prestados".


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019