Ser um agente facilitador e dinamizador de uma cultura de qualidade e segurança a interiorizar pelos profissionais de saúde, prestadores de cuidados de saúde às crianças e adolescentes é o objetivo na SPEQS.
A SPEQS foi criada com o propósito de elaborar padrões de qualidade específicos de cada criança, nas áreas da segurança do medicamento, da infeção e da cirurgia segura. Por outro lado, a Sociedade pretende definir normas clínicas de atuação e a sua monitorização.
Em comunicado, o presidente da SPEQS explica a importância desta sociedade para os doentes. "Diariamente os media noticiam os erros que ocorrem nos cuidados de saúde e as infeções que são contraídas nos internamentos hospitalares. As crianças, pela sua especificidade, têm um risco três a quatro vezes superior aos riscos dos adultos", e, por isso, o Dr. Bilhota Xavier explica que, "um grupo de pediatras reconhecendo essas evidências promoveu a constituição da SPEQS, provavelmente a primeira sociedade científica com estas características, querendo constituir-se como a “Provedora da Criança”, no que diz respeito à qualidade e segurança dos cuidados de saúde que lhes são prestados".