Curso online gratuito quer reforçar conhecimento dos médicos para a prescrição apropriada de antibióticos
29/01/2018 16:42:15
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Curso online gratuito quer reforçar conhecimento dos médicos para a prescrição apropriada de antibióticos

O Escritório Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um novo curso on-line direcionado para a promoção da prescrição apropriada de antibióticos. A formação está aberta gratuitamente para qualquer um e, para aqueles que completarem pelo menos 80% do curso, será entregue uma declaração de participação.

Reforçar os conhecimentos dos médicos para abordar questões clínicas a partir de uma perspetiva de combate à resistência bacteriana é o objetivo do curso "Antimicrobial Stewardship: A competency based approach", com uma duração de oito horas e composto por 14 módulos, incluindo módulos específicos sobre tratamento de infeções respiratórias adquiridas na comunidade e alergia a antibióticos.

O lançamento do programa ocorre na mesma altura em que, segundo os dados disponíveis, o uso incorreto de antimicrobianos é cada vez maior em todos os contextos da saúde. A OMS afirma que, de forma a preservar a utilidade destes medicamentos vitais e reduzir a resistência antimicrobiana, “todos os médicos devem administrar o uso de antimicrobianos prescrevendo-os adequadamente e orientando seus pacientes e colegas sobre o uso adequado deste recurso médico cada vez mais escasso”. 

Mais informações sobre o curso aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019