Portugal financia a 100% octocog alfa para o tratamento da hemofilia A
08/01/2018 16:42:48
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Portugal financia a 100% octocog alfa para o tratamento da hemofilia A

O Estado português acaba de financiar a 100% octocog alfa [FVIII de coagulação humana recombinante de comprimento total (rADN)] para o tratamento da hemofilia A em doentes de todas as faixas etárias, reconhecendo a eficácia e benefícios clínicos e económicos do medicamento para esta coagulopatia congénita.

Octocog alfa é um fator VIII recombinante não modificado de cadeia completa que, em ensaios clínicos, demonstrou controlo e proteção dos doentes com hemofilia A na prevenção de episódios hemorrágicos, quando utilizado de forma profilática duas ou três vezes por semana.

Relativamente aos dados farmacocinéticos, octocog alfa demonstrou ter um perfil farmacocinético superior quando comparado a rAHF-PFM, sugerindo que os doentes tratados com octocog alfa poderão manter níveis de rFVIII mais elevados, com dose igual ou inferior relativamente ao rAHF-PFM.    

Uma revisão sistemática da literatura permitiu ainda comparar indiretamente octocog alfa com rAHF-PFM e turoctocog alfa, através de uma análise de correspondência (matching). Os resultados demonstraram que octocog alfa, mesmo quando administrado duas vezes por semana, tem eficácia comparável com rAHF-PFM e turoctocog alfa administrados em regime de três vezes por semana ou em dias alternados.

Octocog alfa está aprovado pela Agência Europeia do Medicamento para utilização na indicação terapêutica “Tratamento e profilaxia de hemorragias em doentes com hemofilia A (deficiência congénita de fator VIII)”, podendo ser utilizado em todos os grupos etários.  A farmacocinética, eficácia e segurança da terapêutica foram demonstradas no programa de ensaios clínicos designado por Long-term Efficacy Open-label in Severe Hemophilia A disease (LEOPOLD). Este incluiu três estudos: LEOPOLD I, LEOPOLD II e LEOPOLD Kids.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019