SICAD lança manual digital sobre perturbações de jogo
05/01/2018 16:55:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SICAD lança manual digital sobre perturbações de jogo

O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) apresentou na passada terça-feira, 2 de janeiro, um manual intitulado “Linhas de Orientação Técnica para a Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências sem Substância: a Perturbação de Jogo”. O guia pretende auxiliar o trabalho de quem intervém junto de indivíduos com dependência.

Elaborado em cooperação com as Administrações Regionais de Saúde (ARS) – divisões de intervenção nos comportamentos aditivos e dependências (DICAD) – o documento descreve o fenómeno da dependência do jogo em Portugal e na Europa e apresenta os critérios de diagnóstico e terapêutica. O manual, procura, assim, oferecer uma síntese integradora do conhecimento na problemática do jogo, em termos da sua compreensibilidade e da inerente intervenção clínica e psicossocial, afirmando-se como uma resposta possível às necessidades dos profissionais especializados em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD).

Na nota publicada no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), lê-se que as perturbações associadas ao jogo têm recebido uma atenção crescente por parte da comunidade científica e dos clínicos ao longo das últimas décadas, em particular nas sociedades ocidentalizadas. “Trata-se de um conjunto de fenómenos que, pese embora englobados nesta grande categoria dos problemas do jogo, denuncia fenótipos bastante distintos, o que coloca desafios importantes para a intervenção”.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019