Maioria dos hospitais cumpre critério de “excelência clínica” da Entidade Reguladora da Saúde
05/01/2018 16:45:33
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Maioria dos hospitais cumpre critério de “excelência clínica” da Entidade Reguladora da Saúde

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou hoje os resultados da segunda avaliação de 2017 que mostram que 127 hospitais públicos e privados obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo todos os critérios de qualidade exigidos. Os piores resultados dizem respeito à categoria “Instalações e Conforto”.

O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da Entidade Reguladora (SINAS) é um sistema que afere a qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, neste caso das unidades hospitalares. Dos 159 hospitais analisados, 127 obtiveram o nível de excelência clínica, mas apenas 111 conseguiram obter o primeiro nível de avaliação no que diz respeito à avaliação e conforto, o que representa 70% do total, a percentagem mais baixa desde 2013.

Na dimensão de excelência clínica foram avaliadas as unidades com internamento em várias áreas, incluindo Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia do Cólon, Cuidados Intensivos, Cuidados Transversais, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria.

Segundo a informação divulgada pela ERS, verificou-se uma melhoria dos valores de referência de alguns dos indicadores da Pediatra, da Neurologia, nomeadamente no que diz respeito ao acidente vascular cerebral (AVC), da Cardiologia referente ao enfarte agudo do miocárdio, também da área da Obstetrícia, cirurgia de ambulatório, cuidados intensivos e avaliação da dor aguda.

No total foram avaliadas 159 unidades, das quais 87 são públicas, 47 privadas e 26 pertencem ao setor social.

Confira os resultados completos, aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019