Projeto sobre adiposidade na adolescência vence Prémio SCML/MSD em Saúde Pública e Epidemiologia
12/12/2017 15:43:23
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Projeto sobre adiposidade na adolescência vence Prémio SCML/MSD em Saúde Pública e Epidemiologia

“Duration and degree of adiposity: effect on cardiovascular risk factors at early adulthood” é o nome do projeto vencedor da 7.ª edição do Prémio SCML/MSD em Saúde Pública e Epidemiologia Clínica. O projeto de investigação levado a cabo por uma equipa do Instituto de Saúde Pública e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tem como principal objetivo esclarecer o impacto das flutuações de adiposidade ao longo da adolescência no aparecimento de fatores de risco cardiovasculares na idade adulta.

Tendo como premissa o facto de a obesidade desempenhar um papel crítico no desenvolvimento de fatores de risco cardiovascular, quer no curto prazo quer ao longo da vida, o projeto foi agora galardoado com um prémio no valor de 20.000 euros. Foram analisados dados de mais de 2.000 participantes da coorte EPITeen (Epidemiological Health Investigation of Teenagers in Porto), um estudo longitudinal iniciado em 2003, com o objetivo de compreender como os hábitos e comportamentos adquiridos na adolescência se refletem na saúde do adulto. Os jovens participantes, da zona do Porto, foram avaliados aos 13, 17, 21 e 24 anos de idade, de acordo com os seguintes parâmetros: peso, altura, pressão arterial e resultados bioquímicos das amostras de sangue.

Os resultados confirmaram o esperado, revelou a investigadora Elisabete Ramos ao jornal público: quanto maior o índice de massa corporal, maior o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo enfartes, e também de diabetes. Para além disso, além da quantidade, também a duração do excesso de gordura corporal é relevante. O estudo mostra também que os indivíduos que apresentam maior adiposidade durante a adolescência têm valores superiores de pressão arterial e de resistência à insulina na idade adulta, neste caso aos 24 anos.

A cerimónia de atribuição do Prémio decorreu ontem à tarde, no Palácio da Bemposta, em Lisboa. A News Farma marcou presença no evento e mostra-lhe alguns dos melhores momentos com a fotogaleria abaixo.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019