Projeto inovador do CHSJ já curou mais de 70 reclusos com hepatite C
27/11/2017 14:14:01
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Projeto inovador do CHSJ já curou mais de 70 reclusos com hepatite C

O protocolo entre o Estabelecimento Prisional do Porto/Custóias e o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) foi assinado dia 2 de janeiro, com o objetivo de acompanhar os reclusos infetados com hepatite C. Dados recentes mostram que mais de 70 reclusos, dos 180 infetados, já foram curados.

Em declarações à RTP, o Prof. Doutor Guilherme Macedo, diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHSJ revela que “para além da dimensão individual da cura, o projeto evitou que houvesse mais de 600 deslocações por carros celulares e guardas prisionais aos hospitais”. O especialista considera assim que houve uma “capacidade excecional de mobilizar recursos”.

No mesmo sentido, à data da assinatura do protocolo, o Dr. Celso Manata, diretor geral dos Serviços Prisionais referiu que a deslocação de um preso implica sempre o acompanhamento de dois guardas prisionais. “Este protocolo vai-nos facilitar imenso a vida, reduzir problemas de segurança, de custos, problemas de pessoal e depois vai criar aqui uma relação entre o próprio hospital e os técnicos que cá trabalham e a própria equipa e os presos que lá estão”, acrescentou em declarações à agência Lusa.

Pouco mais de 10 meses depois de ter sido implementado, o projeto pioneiro já curou cerca de 70 reclusos, sucesso que conduziu o governo a querer estende-lo a nível nacional, tal como informou o Dr. Celso Manata, ouvido pela estação pública: “Já estávamos a fazer protocolos com outros hospitais, designadamente em Lisboa, com o Hospital de Santa Maria, quando o secretário de Estado Adjunto da Saúde e da Justiça resolveram fazer um despacho para estender o projeto a nível nacional”.

No entanto, o Prof. Doutor Guilherme Macedo alerta que é preciso otimizar recursos e concentrar nos hospitais que já estão preparados, o acompanhamento destes reclusos.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019