“Testar. Tratar. Prevenir.” é o lema da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites
17/11/2017 17:21:36
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“Testar. Tratar. Prevenir.” é o lema da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites

Começa hoje a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites. Até ao próximo dia 24 de novembro, o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e a Rede de Rastreio Comunitária pretendem sensibilizar a população portuguesa para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais.

Os números falam por si: dos 2,5 milhões de europeus portadores de VIH, 30% não sabem que estão infetados pelo vírus e 50% dos infetados são diagnosticados tardiamente, atrasando o acesso ao tratamento. No caso das hepatites B e C estima-se que afetem cerca de 28 milhões de pessoas que são amplamente subestimadas e subnotificadas.

Criada em 2013 pelo HIV in Europe, esta iniciativa faz um apelo à comunidade europeia para reunir esforços durante esta semana de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH. Em 2015, a Semana Europeia do Teste alargou o seu âmbito de intervenção, juntando ao rastreio de VIH, o rastreio às hepatites B e C, prevalentes em alguns dos grupos mais vulneráveis à infeção pelo VIH. Assim, ao longo desta semana, será possível fazer o teste de VIH e hepatites virais em 30 locais em Portugal continental, geridos por organizações da sociedade civil.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019