Congresso de Neurologia 2017 decorre em Lisboa até sábado

15/11/17
Congresso de Neurologia 2017 decorre em Lisboa até sábado

Até sábado, dia 18 de novembro, decorre o Congresso de Neurologia 2017, no Hotel Sana Lisboa, organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN). Sob o mote “Globalização, Alterações Climáticas, Ambiente e Neurologia”, o Congresso inclui o 6.º Simpósio de Enfermagem em Neurologia.

A conferência inaugural do Congresso, agendada para amanhã, às 18h30, será dedicada às “Alterações climáticas: da génese aos impactos”, sendo proferida pelo Prof. Doutor João Carlos Andrade Santos, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As melhorias alcançadas em múltiplos indicadores de saúde a nível mundial demonstram uma grande evolução nos últimos 50 anos, com ganhos significativos na saúde pública global. No entanto, as alterações climáticas tornaram-se numa ameaça major à saúde, pairando sobre a humanidade a possibilidade de retrocessos e perdas incalculáveis se nada for feito.

Mais do que uma questão científica, a descarbonização da economia tornou-se, primeiro que tudo, numa questão política. Segundo a SPN, cabe aos médicos, no âmbito da sua atividade clínica e académica, colocarem-se não só ao serviço dos doentes na busca constante de métodos de diagnóstico e tratamento mais eficazes, mas também disponibilizarem o seu saber ao serviço da causa pública num âmbito mais global - informando, sensibilizando e influenciando os decisores políticos para que as melhores opções sejam tomadas no sentido de proteger o planeta e a humanidade.

Hoje, 15 de novembro, estão a decorrer os Cursos Pré-Congresso, subordinados aos temas da Neuro-Oftalmologia e da Neurossonologia, bem como o 6.º Simpósio de Enfermagem em Neurologia.

Partilhar

Publicações