Sharesource: a plataforma de Telemedicina em diálise peritoneal

14/11/17
Sharesource: a plataforma de Telemedicina em diálise peritoneal

No próximo dia 24 de novembro, realiza-se a cerimónia oficial de lançamento da Sharesource, a plataforma de Telemedicina em diálise peritoneal lançada pela Baxter. O evento decorre no Estúdio Time Out do Mercado da Ribeira, em Lisboa, a partir das 15h00.

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, fará uma intervenção sobre “Diálise Peritoneal e Telemedicina”, no início dos trabalhos, numa reunião em que estarão também presentes Prof.ª Doutora Marta Temido, presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e um representante do Centro de Tele-Saúde dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Serão ainda apresentados os resultados clínicos já alcançados pela utilização da plataforma Sharesource em unidades hospitalares do Reino Unido, na sessão dirigida por Rizwan Hamer, médico especialista em Nefrologia, na sessão intitulada “Sharing the Sharesource in the UK – a nephrologist’s perspective”. O painel seguinte, denominado “Sharesource em Portugal”, será dedicado à partilha de resultados do projeto piloto implementado desde 2016 nos Centros Hospitalares de Lisboa Norte e Lisboa Ocidental e Centro Hospitalar São João no Porto, numa perspetiva clínica e de eficiência, bem como de qualidade de vida do insuficiente crónico. Este painel conta com a participação de Manuel Pestana, diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital de São João.

O evento, focado sobretudo na implementação da Telemedicina e nos resultados da mesma para o doente, para os profissionais de saúde e para o impacto na sustentabilidade do Sistema de Saúde em Portugal, conta ainda com as presenças confirmadas de Aníbal Ferreira, nefrologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), e Antonieta Lucas, presidente da APORMED. Entre os organismos presentes estarão também a ANADIAL e a Comissão Nacional de Acompanhamento de Diálise (CNAD).

Partilhar

Publicações