Novos cursos disponíveis na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Novos cursos disponíveis na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Medicinas Complementares na Prática Clínica e Nutrição Clínica para Médicos Internistas são os novos cursos que a Unidade de Formação Contínua da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tem à disposição. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 6 de novembro.

O curso de Medicinas Complementares na Prática Clínica pretende que os alunos adquiram conhecimentos básicos no domínio das teorias da Medicina Tradicional Chinesa, nomeadamente acupuntura, fitoterapia e dietética, que aprendam a utilizar processos específicos de diagnóstico aplicado à especialidade tais como a entrevista, a observação, a palpação e a diferenciação de sintomas e síndromes.

Segundo a informação disponível no site da Faculdade, é também objetivo da formação que os alunos saibam reconhecer as situações em que as queixas do doente possam ser indicadoras de patologias ou problemas fora do âmbito da acupuntura e necessitem da intervenção de outro profissional, assim como, promover a saúde através dos métodos e meios da acupuntura, fitoterapia e diatética chinesa.

O curso de Nutrição Clínica para Médicos Internistas tem como principais objetivos proporcionar conhecimentos sobre metodologias de avaliação diretas e indiretas sobre o estado nutricional do doente, assim como, aquisição de conhecimentos relacionados com a fisiopatologia das doenças mais prevalentes em meio hospitalar, a sua etiologia e o seu tratamento nutricional.

Para além da aquisição de conhecimentos teórico-práticos que permitam resolver situações concretas, em particular em contexto do doente hospitalizado, a capacidade de análise diagnóstica nutricional para implementação de terapêutica nutricional e a adequação das metodologias de ensino e dos métodos de avaliação aos resultados de aprendizagem dos estudantes, destinadas a organizar de forma hierárquica as noções respeitantes a cada tema, em nutrição clínica e dietoterapia são competências a adquirir com o curso.

No total são 150 as vagas disponíveis para cada curso que se destina a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outras áreas das Ciências da Saúde. As candidaturas decorrem até ao dia 6 de novembro. Para submeter a sua inscrição consulte o site da FMUP.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019