Terapêutica dupla com dabigatrano etexilato demonstra reduções substanciais na incidência de complicações hemorrágicas
23/10/2017 14:45:33
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Terapêutica dupla com dabigatrano etexilato demonstra reduções substanciais na incidência de complicações hemorrágicas

O estudo RE-DUAL PCI comparou a terapêutica dupla com dabigatrano etexilato e um antiagregante plaquetário (sem aspirina) com a terapêutica tripla com varfarina e dois antiagregantes plaquetários incluindo aspirina, em doentes com fibrilhação auricular não valvular após intervenção coronária percutânea (ICP) e colocação de stent. Os resultados revelam que a terapêutica dupla demonstrou taxas inferiores de hemorragia major.

O risco para o endpoint de segurança primário (acontecimentos hemorrágicos major ou não major clinicamente relevantes) foi 48% inferior para a terapêutica dupla com dabigatrano etexilato 110 mg e 28% inferior para a terapêutica dupla com dabigatrano etexilato 150 mg, com taxas não inferiores de acontecimentos tromboembólicos globais.

Os dados foram apresentados pela Boehringer Ingelheim como últimas novidades no Congresso da European Society of Cardiology e publicados no New England Journal of Medicine. O Professor Christopher Cannon, investigador principal e diretor-executivo do ensaio revela que “para os médicos que tratam doentes com fibrilhação auricular que tenham sido submetidos a intervenção coronária percutânea com colocação de stent, é primordial equilibrar a eficácia necessária com o risco de hemorragia”. Assim, o especialista não tem dúvidas que os resultados “impressionantes” do ensaio RE-DUAL PCI sobre a terapêutica dupla com dabigatrano serão “muito bem recebidos e relevantes” para os clínicos.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019