4.º Prémio Healthcare Excellence: APAH distingue as melhores práticas de gestão hospitalar

18/10/17
4.º Prémio Healthcare Excellence: APAH distingue as melhores práticas de gestão hospitalar

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promove na sexta-feira, dia 20 de outubro, no Hotel Vila Galé Évora, 4.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, durante o qual serão apresentados os projetos finalistas e distinguidos os três melhores no que diz respeito ao aperfeiçoamento do serviço prestado aos doentes, implementados durante o ano de 2016.

Esta distinção pretende incentivar o reconhecimento de projetos de qualidade e orientados para a melhoria do serviço aos utentes, desenvolvidos e implementados nos hospitais portugueses. Patrocinado pela biofarmacêutica AbbVie, o galardão vai distinguir três trabalhos entre os hospitais finalistas. A avaliação dos trabalhos, que terá como critérios a inovação e a replicabilidade, fica a cargo de um júri constituído por quatro elementos: Margarida França, da APAH e presidente do júri, Pedro Alexandre, vogal do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Alfredo Lacerda Cabral, administrador do Hospital Garcia de Orta, e Miguel Múrias Mauritti, jornalista do Saúde Online.

“Com esta iniciativa, queremos premiar a excelência na gestão das unidades de saúde, porque acreditamos que reconhecer os bons exemplos é contribuir para a melhoria efetiva dos cuidados de saúde em Portugal”, refere Alexandre Lourenço, presidente da APAH. E acrescenta: “A seleção das candidaturas finalistas foi uma tarefa bastante difícil, pelo elevado interesse dos projetos, e revelado também pelo aumento em número e qualidade das boas práticas e inovação dentro do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Acreditamos que o reconhecimento e disseminação de práticas de excelência asseguram a melhoria da qualidade de cuidados de saúde à população e, por isso, continuamos a nossa aposta neste prémio para o qual contamos com o contributo de todos em futuras edições do Healthcare Excellence”.

Para Carlo Pasetto, diretor-geral da AbbVie Portugal, “o apoio da nossa companhia a esta iniciativa é a aplicação prática de um dos nossos maiores objetivos: sermos reconhecidos como um parceiro de confiança no desenvolvimento de soluções disruptivas que têm, efetivamente, um importante impacto na sociedade”. “Acreditamos que é possível fazer melhor em prol da sustentabilidade da saúde e que é através da excelência que alcançaremos a eficiência dos recursos que são cada vez mais escassos”, conclui.

Na edição deste ano foram recebidas 19 candidaturas, das quais sete passaram à fase seguinte e serão apresentadas publicamente na sessão solene de sexta-feira. No decorrer da cerimónia será eleito pelo júri o vencedor do Prémio Healthcare Excellence 2017.

Entre os finalistas, estão projetos do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, do Instituto Português de Oncologia do Porto, do Hospital Beatriz Ângelo, do Hospital de Braga, do Hospital de Cascais e da Unidade Local Saúde de Matosinhos.

Partilhar

Publicações