Prémio SCML/MSD: “uma oportunidade para estimular o desenvolvimento de novos projetos”
13/10/2017 16:18:11
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prémio SCML/MSD: “uma oportunidade para estimular o desenvolvimento de novos projetos”

Termina hoje o prazo de candidaturas para a 7.ª edição do Prémio SCML / MSD em Saúde Pública e Epidemiologia Clínica. Neste contexto, a News Farma entrevistou o secretário-geral da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, Prof. Doutor Luís Graça, sobre o papel desta Sociedade na promoção da investigação em Portugal, e, particularmente, sobre o Prémio que descreve como “uma oportunidade para estimular o desenvolvimento de novos projetos”.

No ano em que assinala o 195.º aniversário, sendo mesmo uma das mais antigas sociedades europeias, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) volta a promover, com o patrocínio da MSD, o Prémio SCML / MSD em Saúde Pública e Epidemiologia Clínica, cujo número de candidaturas tem vindo a aumentar de ano para ano. Para o secretário-geral da Sociedade, este incremento é “reflexo da crescente competitividade da investigação que se faz nesta área em Portugal”. Esta é uma das imagens de marca da SCML que tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos médicos em todos os ramos.

Este ano, o vencedor será galardoado com um prémio no valor de 20 mil euros, que, nas palavras do médico, representa um trampolim para a investigação: “Acreditamos que o reconhecimento público da qualidade de um trabalho científico é sempre uma oportunidade para estimular o desenvolvimento de novos projetos”. Assim, a SCML deseja que este reconhecimento estimule a participação de novos investigadores na equipa vencedora, mas também em outros grupos de investigação que trabalham na área. “Acreditamos também, que os trabalhos vencedores servem de exemplo para a realização de outros projetos de investigação em instituições portuguesas”.

 

LGRACA1 c202d

 

Fazendo uma retrospetiva pela história da Sociedade, o Prof. Doutor Luís Graça destaca a capacidade que a SCML teve em adaptar-se às mudanças trazidas pelo tempo. “ No século XIX e princípio do séc. XX havia poucas oportunidades para difusão do conhecimento médico para além deste tipo de sociedades científicas. Hoje o conhecimento pode ser transmitido através de muitos canais distintos. Por esta razão o papel da sociedade tem vindo a mudar, procurando estimular o desenvolvimento da investigação clínica e das ciências médicas através de iniciativas como seminários, discussões ou prémios”.

Para o especialista é precisamente a mudança que representa o principal desafio para o futuro da Sociedade. “A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa tem que continuar a evoluir, adaptando-se às mudanças da medicina”, afirma. “Deste modo, o papel da SCML deverá dirigir-se para preencher necessidades atuais da comunidade da medicina e ciências médicas”.

 

Candidaturas terminam hoje

O prazo para submissão de trabalhos termina hoje. As mesmas deverão ser formalizadas em formato eletrónico e enviadas para scmed@scmed.pt. Consulte o regulamento, aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019