Investigadores da Universidade de Coimbra premiados no Congresso Português de Urologia
09/10/2017 15:24:44
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Investigadores da Universidade de Coimbra premiados no Congresso Português de Urologia

Vários investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foram distinguidos com bolsas de investigação e prémios no Congresso da Associação Portuguesa de Urologia. No total foram atribuídas três bolsas de investigação e três prémios por trabalhos apresentados.

A Bolsa de Investigação APU/Jaba Recordati Urologia 2017, no valor de oito mil euros, foi atribuída ao projeto “O futuro da terapêutica oncológica aplicada ao tumor da bexiga – plasma medicine”. O objetivo principal do trabalho, liderado pelo Dr. Edgar Tavares da Silva, é provar a eficácia e a segurança da aplicação intravesical de meios ativados com plasma num modelo animal de tumor vesical.

Foram também concedidas duas Bolsas de Investigação APU 2017, no valor de oito mil euros cada, aos projetos “Assinatura metabólica do cancro da bexiga – Estudo translacional com impacto na resposta à terapêutica”, coordenado pelo Dr. Hugo Antunes, e “Biópsias líquidas para o tratamento personalizado no tumor da bexiga”, liderado pela Dr.ª Vera Marques.

As equipas de investigação vão ser coordenadas cientificamente pelos Profs. Doutores Arnaldo Figueiredo e Filomena Botelho, em resultado da parceria estabelecida entre o Serviço de Urologia e Transplantação Renal do CHUC e o Instituto de Biofísica com o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica, a Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica e o Laboratório de Citogenética e Genómica da FMUC.

No Congresso da Associação Portuguesa de Urologia 2017 foram ainda premiados três trabalhos de investigação clínica desenvolvidos por investigadores do FMUC e do CHUC. Os estudos “Predicting factors of unexpected hospital return following transurethral resection of bladder tumor”, “Ex vivo repair and autotransplantation for complex renal artery aneurysm” e “Deep infiltrating rndometriosis - Urinary tract involvement and predictive factors for major surgery” receberam o 2.º Prémio de “Melhor Cartaz”, o 1.º Prémio de “Melhor Vídeo Cirúrgico e o Prémio de “Melhor Artigo do Ano”, respetivamente.

 

investigadores coimbra e909b


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019